Blog do Brandão

Blog do Brandão

PT incentiva adoção do Orçamento Participativo nas gestões municipais

Petistas retornam às origens, retomam bandeiras de luta e defendem modernização das gestões do partido

Por Luiz Brandão

Sábado - 13/04/2024 às 23:08



Foto: Luiz Brandão Petistas planejam futuro das gestões municipais
Petistas planejam futuro das gestões municipais

O Partido dos Trabalhadores - PT, está buscando retornar às origens para retomar suas bandeiras de luta de forma planejada e sem abrir mão dos avanços tecnológicos e das facilidades de ação propocionada pelos recursos contemporâneos, como a Internet, as redes sociais e a Inteligência Artificial (IA).

Nesta sábado (13), o PT promoveu um encontro de dirigentes com filiados, militantes e pré-candidatos a prefeitos e vereadores de todo o Estado para orientar a todos a colocar nos planos de governo projetos e ações prioritárias definidas pela população através de programas como o OPA - Orçamento Participativo Anual.

O OPA, conforme explicou a superintendente de Planejamento e Orçamento Estadual, Adrianne Arruda, é um instrumento pioneiro que permite à população participar da elaboração do orçamento anual do Estado do Piauí", disse durante palestra que proferiu no encontro promovido pelo PT no auditório do colégio Pró Campus, em Teresina.

Segundo Adrianne, através do OPA, os cidadãos podem indicar diretamente como desejam que parte dos recursos públicos sejam investidos em seus municípios. E é essa prática, organizada e planejada, que o PT quer que seus gestores municipais adotem, a exemplo do que já está ocorrendo na gestão estadual liderada pelo governador Rafael Fonteles.

Adriane Arruda apresentou de forma didática como foi elaborado,e  os resultados já alcançados pelo OPA no estado. Ela revelou que, entre outras informações obtidas no programa, as obras de estradas e urbanização não são apenas para atender pedidos de políticos. "Elas são reivindicações da maioria das comunidades representadas no OPA", disse Adrianne.

Novos encontros

O encontro deste sábado (13) foi o primeiro desse modelo e tinha o objetivo de sensibilizar os participantes para adoção do OPA. O PT vai promover mais uns três ou quatro desses eventos antes das eleições. A diferença é que nos próximos, os participantes vão aprender as técnicas e métodos para elaboração do orçamento participativo em seus municípios.

A proposta dos orçamentos participativos e populares foi feita originalmente pelo PT no final da década de 1980. Foi colocada em prática, inicialmente, no Rio Grande do Sul, pelo então prefeito de Porto Alegre, Olívio Dutra, que também veio a ser um dos primeiros governadores eleitos no Brasil pelo PT. 

O encontro dos petistas para falar sobre planejamento e elaboração de orçamento participativo foi organizado pelo professor e sociólogo Marcelino Fonteles, coordenador da elaboração do Plano de Governo do governador Rafael Fonteles.

Vários líderes do partido estiveram no encontro, dentre eles o deputado federal Merlong Solano, os deputados estaduais Francisco Limma, lider do PT na Assembleia Legislativa, e Fábio Novo, pré-candidato a prefeito de Teresina. 

O deputado Francisco Limma falou da experiência do planejamento e orçamento participativo implantada no município de São João do Arraial quando ele foi prefeito. Limma lembrou da criação do Banco dos Cocais e do Cocal, uma moeda social para movimentar a economia local. Foi uma iniciativa inédita e original.

Já o deputado estadual Fábio Novo falou de algumas de suas propostas para o município de Teresina, destacando o Programa de Regularização fundiária que vem sendo desenvolvido pelo governo do estado. Também elogiou bastante as ações a partir do OPA.

Retomada e modernização

O médico, professor e ex-deputado federal Nazareno Fonteles também esteve no evento e fez um discurso empolgante. Ele defendeu a retomada das bandeiras do PT e a modernização das gestões com o uso das novas tecnologias, da Internet e da Inteligência Artificial para o desenvolvimento do estado. 

Nazareno Fonteles empolgou com discurso de incentivo à modernidade das gestões do PTNazareno é um filiado e militante histórico do PT. Em seu discurso defendeu enfáticamente o enfrentamento aos preconceitos de dirigentes do partido do eixo Rio e São Paulo contra petistas dos estados considerados pequenos, como o Piauí. Ele disse que sentiu esse preconceito na pele quando foi deputado federal. 

"Os melhores cargos nas comissões sempre ficavam com o pessoal de São Paulo ou de outros estados com maior bancada. Gente que nunca participou de debates de temas específicos assumia as posições de decisão, em detrimento de quem participava efetivamente e conhecia a fundo esses temas", lembrou.

O governador Rafael Fonteles não participou da discussões porque estava em viagem para inauguração de obras e anúncio de novos investimentos em municípios do Norte do Estado. Mas ele mandou um vídeo parabenizando o PT e os petistas pela realização do evento.

O seminário "Plano de Governo Municipal e o OPA - o Que Fazer" terminou por voltas das 19 horas. A secretária estadual de Relações Sociais, Núbia Lopes, também participou da organização do evento e coloaborou nas discussões com uma palestra sobre a mobilização para elaboração do OPA.

O seminário foi coordenado pelo presidente estadual do PT, ex-deputado João de Deus Sousa, e pelo professor Marcelino Fonteles. O secretário de Formação do PT, Gil Kairós, a professora Najila Melo e o secretário geral do PT, Joelson Oliveira, ajudaram na condução dos trabalhos.

Siga nas redes sociais
Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.

Compartilhe essa notícia: