Geral

Pouso por engano em Timon ganha destaque no Jornal da Globo

telejornal destaque teresina errado pouso

Terça - 01/11/2011 às 11:11



 O voo da empresa Azul Linhas Aéreas Brasileiras que acabou pousando, por uma falha operacional, no aeroporto privado Timon/Domingos Rego, ao invés do aeroporto Senador Petrônio Portella foi destaque no Jornal da Globo.

Um voo da Azul Linhas Aéreas que partiu de Fortaleza, no Ceará, com destino ao Piauí no domingo (30) acabou pousando por "engano" em um aeroporto privado de Timon, no Maranhão. A "visita" surpresa causou espanto em quem estava próximo à pista. "Quando eu vi foi aquela \'zuada\' no fim da pista, vi ele fazendo o retorno, parou por 2 ou 3 minutos e pegou voo novamente", relatou o vigia do local, Francisco Vieira Sobrinho.

O avião era um moderno 190 da Embraer com 80 passageiros e 4 tripulantes. A distância entre a pista de propriedade particular e o aeroporto de Teresina é tão pequena (6 km), que a carta que os pilotos recebem para fazer um pouco visual mostra as duas pistas.

Sobre o incidente, a Infraero afirmou que não teve nenhuma responsabilidade, o aeroporto de Teresina estava preparado para receber o avião. "Essa infra-estrutura estava totalmente disponível, cabe à companhia aérea fazer suas investigações e suas avaliações", disse o Superintendente da Infraero, Wilson Estrela Oliveira.

Esta não foi a primeira vez que um incidente como este aconteceu aqui. Segundo a Infraero, há dez anos outro avião de passageiros que vinha aqui para Teresina também pousou, por engano, na cidade vizinha de Timon. As duas cidades são separadas apenas pelo rio Parnaíba.

A Azul Linhas Aéreas informou, em nota , que o pouso no aeroporto errado aconteceu devido uma falha operacional - expressão que, no mundo aeronáutico, costuma ser entendida como admissão de erro do piloto.

Fonte: g1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: