Saúde

PROIBIÇÃO

Anvisa publica resolução que proíbe cigarros eletrônicos no Brasil

A resolução entrará em vigor no dia 02 de maio e foi apoiada por três dos cinco diretores da Anvisa

Da redação

Quarta - 24/04/2024 às 11:42



Foto: Raphael Mestres Cigarro Eletrônico
Cigarro Eletrônico

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a proibição abrangente dos cigarros eletrônicos, conhecidos como vapes ou pods, no Brasil.  A resolução, publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (24), inclui diversas atividades relacionadas aos dispositivos, como a fabricação, importação, comercialização, distribuição, armazenamento, transporte e propaganda.

A medida, deliberada pela Diretoria Colegiada da Anvisa no último dia 19, também engloba acessórios, peças, partes e refis destinados ao uso com ou em dispositivos eletrônicos para fumar. Mesmo o ingresso no país de produtos trazidos por viajantes por qualquer forma de importação, inclusive para uso próprio, é proibido, exceto para finalidade de pesquisa científica ou tecnológica realizada por instituições credenciadas pelo CNPq.

A Anvisa planeja realizar revisões periódicas da literatura sobre o tema sempre que houver justificativa técnico-científica. O não cumprimento da resolução constitui infração sanitária, sujeita a penalizações previstas em lei, como advertência, interdição, recolhimento e multa.

A resolução entrará em vigor no dia 02 de maio e foi apoiada por três dos cinco diretores da Anvisa. 

Qualquer comercialização de cigarros eletrônicos deve ser denunciada às Vigilâncias Sanitárias municipais, com indicação do nome do estabelecimento e endereço.

Fonte: Com informações da Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: