Arte e Cultura

TJ-PI transforma prédio antigo em Centro Cultural e criará Museu do Judiciário

Quarta - 10/04/2024 às 16:43



Foto: TJ-PI Prédio antigo do Tribunal de Justiça vai ser transformado em Centro Cultural
Prédio antigo do Tribunal de Justiça vai ser transformado em Centro Cultural

O prédio onde funcionou o Tribunal de Justiça do Piauí por cerca de 40 anos, no bairro Cabral, será transformado em Centro Cultural. O projeto contempla espaços como biblioteca, pinacoteca, sala de conferência, sala de exposição, cafeteria e o Museu do Judicário, com a exposição de peças, vestimentas, quadros e símbolos do judiciário piauiense.

Localizado no centro cívico de Teresina, o prédio foi projetado pelo arquiteto carioca Acácio Gil Borsoi e inaugurado em 1975. Ao longo do tempo, passou por algumas modificações para se adequar à demanda crescente, ganhou um anexo com auditório para 800 lugares. No início de 2021, quando da inauguração do novo prédio, deixou de ser a sede do Poder Judiciário e agora será transformado no Palácio Histórico. Nele, funcionará o Centro Cultural.

De acordo com o desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho, a ideia dessa transformação em casa de cultura nasceu a partir do Núcleo de Memória Viva. "O presidente [do TJ] Hilo de Almeida Sousa se sensibilizou e projetou esse centro. Isso é um marco indelével para a memória do judiciário piauiense. Estou maravilhado com o projeto, que vai mudar as feições de toda a nossa memória, de toda a grandeza do nosso poder", afirma Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho.

A primeira etapa do projeto deverá ser inaugurada em dezembro deste ano. A construção e gestão do prédio será feita em parceria com a iniciativa privada e órgãos do governo. O investimento será de cerca de R$ 7 milhões.

O desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho ressalta que não haverá mudanças na estrutura original do prédio e que a praça Teresa Cristina, localizada em frente, será reformada e ganhará equipamentos públicos para a prática esportiva e lazer.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: