Política

Eleitores podem treinar o voto no site do TSE

Por meio de um simulador de votação, o eleitor que nunca votou adquire conhecimento sobre o funcionamento das urnas

Sexta - 30/09/2016 às 16:09



Foto: TSE TSE disponibiliza simulador de votação em urna eletrônica
TSE disponibiliza simulador de votação em urna eletrônica

Com o intuito de ajudar os eleitores que ainda não sabem como funcionam as urnas eletrônicas, o site do Tribunal Superior Eleitoral – TSE disponibiliza um simulador de votação. A ferramenta permite que o internauta simule a votação para os cargos em disputa nas eleições municipais de 2016, como se estivesse em uma urna eletrônica.

Na simulação, o TSE disponibilizou cinco partidos fictícios, cada partido tem candidatos a vereador, prefeito e vice-prefeito. O eleitor pode navegar pelos partidos usando as setas para a direita e para a esquerda. 

De acordo com o chefe da sessão de voto informatizado do TSE, Rodrigo Coimbra, a ação visa proporcionar uma votação mais tranquila aos cidadãos. "O processo de eleição é muito simples, mas é importante que o eleitor tenha conhecimento prévio de como a urna funciona", ressaltou Rodrigo Coimbra.

Após o registro do voto para todos os cargos, a urna emitirá um sinal sonoro mais intenso e prolongado e aparecerá na tela a palavra "Fim", como acontece na urna real.

Veja as instruções para simular seu voto:

Como corrigir o voto 

Se não aparecerem na tela todas as informações sobre o candidato escolhido, aperte a tecla laranja "Corrige" e repita o procedimento anterior.

Como votar em branco 

Para votar em branco, aperte a tecla "Branco". Confirme o seu voto apertando a tecla verde "Confirma".

Cuidado!

Seu voto poderá ser nulo se você digitar um número de candidato ou de partido inexistente e, depois, apertar a tecla verde "Confirma".

Fonte: Alinny Maria/TSE

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: