Geral

Censo 2022: 44,72% da população piauiense reside próximo ao rio Parnaíba

As cidades de Teresina, Parnaíba e Floriano concentra a maior parte da população que próximo ao rio

Da Redação

Sexta - 22/03/2024 às 10:10



Foto: Rio Parnaíba
Rio Parnaíba

Pelo menos 44,72% da população do Piauí, o equivalente a 1,4 milhões de habitantes, reside próximo ao Rio Parnaíba, em uma faixa de 25 km. O dado é do Censo Demográfico 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nessa quinta-feira (21).

Segundo o IBGE, a população que reside a partir da margem do Rio Parnaíba está concentrada em 50 municípios do estado, principalmente os mais populosos como Teresina, Parnaíba e Floriano.

O IBGE também divulgou dados preliminares que revelam que maior parte da população piauiense vive nas microrregiões de Teresina e do Baixo Parnaíba Piauiense. Além disso, notou-se que no estado possui áreas com  “vazios populacionais”.

"Verificou-se uma concentração de setores censitários com maior quantitativo populacional, de 1.000 a 1.657 habitantes por setor. Por outro lado, o levantamento mostra setores censitários com “vazios populacionais”, em sua maioria localizados na região sul do estado, situados na área dos parques nacionais da Serra da Capivara e da Serra das Confusões", disse o IBGE.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: