Municípios

Base da Patrulha Maria da Penha é instalada em mais 6 cidades do Piauí

Além disso, o Governo do Estado entregou novas viaturas lilás e motocicletas

Da Redação

Quinta - 21/12/2023 às 12:00



Foto: Divulgação Município de Corrente ganhou base da Patrulha Maria da Penha e viatura lilás
Município de Corrente ganhou base da Patrulha Maria da Penha e viatura lilás

A Polícia Militar do Piauí instalou novas bases da Patrulha Maria da Penha nas cidades de Oeiras, Valença, Corrente e Bom Jesus, no Sul do Piauí. Amanhã (22), as cidades de Uruçuí e Água Branca também serão contempladas. Agora, são 12 os municípios do Piauí que cotam com a implantação do serviço.

Em Oeiras, a base da Patrulha Maria da Penha faz parte do 14º Batalhão da Polícia Militar, que foi contemplado com uma viatura lilás e duas motocicletas. O comandante do Batalhão da cidade, tenente-coronel Assis, reconhece a necessidade desse serviço na região. Ainda segundo o militar,  a Patrulha Maria da Penha auxiliará nos casos de violência doméstica contra a mulher registrados no município e regiões adjacentes.

Instalação da base Patrulha Maria da Penha em Oeiras

Em Valença, a implantação da base da Patrulha Maria da Penha foi no 23° Batalhão da Polícia Militar, que também recebeu uma viatura lilás. 

Para o tenente-coronel Jairo Oliveira, comandante do 23º BPM, o novo serviço irá fortalecer ainda mais a prevenção e repressão da violência contra a mulher no município. 

“Nós estamos recebendo hoje aqui na cidade de Valença, uma viatura da Patrulha Maria da Penha, tivemos os nossos policiais militares qualificados e, a partir de hoje, estaremos desenvolvendo esse policiamento específico às mulheres vítimas de violência. Nós temos a plena convicção de que este serviço será bem desenvolvido aqui na região, e isso minimizará os problemas sofridos por mulheres vítimas de violência doméstica e familiar”, explicou o comandante.

Viatura lilás foi entregue em Valença

Já em Corrente, região atendida pelo 7º Batalhão, foram entregues uma viatura lilás e quaro motocicletas para reforçar o policiamento na região Sul do estado. Duas delas foram destinadas para a cidades de Sebastião Barros e as outras duas irão para o município de Cristalândia.

“É a descentralização da Patrulha Maria da Penha tão bem conduzida pela coronel Elza e pela major Leoneide. É assim que a Polícia Militar trabalha, levando o seus benefícios a todos os piauienses. Então a patrulha estar aqui para acompanhar as medidas protetivas e para prevenir e combater casos de violência contra a mulher. É a Polícia Militar do Piauí trabalhando junto a sociedade”, ressalta o Comandante-Geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes.

Solenidade em Corrente-PI marca instalação da base da Patrulha Maria da Penha


Inicialmente, a meta era concluir a descentralização da Patrulha Maria da Penha para todo o estado no início de 2024, no entanto Scheiwann reitera que essa marca será concluída e antecipada até o dia 27 de dezembro deste ano.

O último curso promovido pelo CPCOM capacitou mais de 100 policiais, para atuar no serviço especializado. Ambos já estão sendo distribuídos pelas cidades que já contam com a patrulha.



Patrulha Maria da Penha pelo Piauí

O Estado possui bases da Patrulha Maria da Penha nas cidades de Piripiri, Floriano, Picos, Parnaíba, São Raimundo Nonato, Paulistana, Valença, Oeiras, Canto do Buriti, além da capital.

Na manhã desta quarta-feira (20), a Patrulha Maria da Penha será implantada em Oeiras, na área do 14º BPM. Ainda nesta quinta (21), a Polícia Militar do Piauí estará implantando a Patrulha no 19° Batalhão, na cidade de Bom Jesus. Já na sexta (22), uma base também será instalada no 10° BPM de Uruçuí e no município de Água Branca, no 18° Batalhão.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: