Polícia

PF apura desvio de recursos da educação em três cidades do Piauí

As equipes cumprem mandados em Barras, São Miguel do Tapuio e Campo Maior

Da Redação

Quinta - 01/02/2024 às 10:57



Foto: Divulgação Polícia Federal durante buscas
Polícia Federal durante buscas

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (1º), a Operação Monopolium, com objetivo de combater o desvio de recursos públicos federais destinados às secretarias municipais de educação das cidades de Barras, São Miguel do Tapuio e Campo Maior.

Ao todo, as equipes cumprem 13 mandados de busca e apreensão e sequestro de bens de alto valor em endereços vinculados aos investigados, tais como residências e empresas, nos municípios citados e em Teresina. As ordens judiciais foram expedidas pela 3ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Piauí.

A investigação começou após fiscalizações do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que constataram indícios de fraude e direcionamento na contratação da empresa investigada pelas Secretarias Municipais de Educação dos municípios.  Durante o processo investigatório, também foram identificados pagamentos de vantagens indevidas e corrupção de agentes públicos e políticos.

"O objetivo da ação de hoje é interromper a prática criminosa, coletar provas para reforçar a tese investigativa e identificar outros servidores públicos ou particulares envolvidos no esquema, bem como recuperar bens e ativos adquiridos com os recursos desviados da educação", disse a PF em nota.

Durante as buscas, foram apreendidos aparelhos eletrônicos (celulares e computadores), documentos, quantia em dinheiro, armas, munições, automóveis, visando ao futuro ressarcimento ao erário dos prejuízos causados pelos crimes investigados.

O inquérito apura crimes licitatórios, crimes contra a Administração Pública, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Os nomes dos investigados ainda não foram revelados. 

Fonte: Com informações da PF

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: