Política

Piauí tem sete das 10 cidades mais lulistas do Brasil

Pela segunda vez o estado também foi campeão em percentual de votos dados ao petista no País em 2022

Por Luiz Brandão

Domingo - 04/02/2024 às 06:19



Foto: Ricardo Stuckert / PR Presidente vai participar a Cúpula da União Africana e pode se encontrar com Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestina
Presidente vai participar a Cúpula da União Africana e pode se encontrar com Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestina

Um video que viralizou nas redes sociais e na Internet revela que o Piauí tem sete das dez cidades do Brasil que deram maior percentual de votos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais de 2022. Pernambuco tem duas cidades (Carnaubeira da Penha e Terra Nova) entre as 10 e a Bahia tem uma (Boquira), que é a campeã dessa competição.

O estado também foi campeão em percentual de votos dados a Lula no País em 2022, em relação aos demais estados e ao Distrito Federal. Lula obteve mais de 76% de votos dos eleitores piauienses.

Em outubro de 2022, o então candidato a presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), obteve 76,84% dos votos válidos no Piauí neste segundo turno das eleições gerais, maior percentual do país. O segundo colocado, atual presidente Jair Bolsonaro (PL), teve 23,16% dos votos.

O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 19h57, quando 98,81% das urnas já tinham sido apuradas.

Esta foi a segunda vez que o Piauí deu a Lula o melhor desempenho nas eleições gerais deste ano. No primeiro turno foi 74% e aumentou mais de dois pontos percentuais na eleição deste domingo (30).

Lula teve o melhor desempenho percentual no estado piauiense, seguido da Bahia com 72% e do Maranhão com 70% dos votos válidos.

As cidades do Piauí em que Lula teve mais votos, segundo o vídeo, foram: Guaribas, Fartura do Piaui, Campinas do Piauí, Capitão Gervásio Oliveira, São Bras do Piauí, Curral Novo e Brejo do Piaui.

Confira o vídeo viral:

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: